Igreja Presbiteriana Central

Bem-vindo ao Blog da IP Central, uma Igreja viva adorando ao Deus vivo!

REFORMA PROTESTANTE

A Reforma Protestante foi um movimento cristão iniciado no século XVI por Martinho Lutero, que, através da publicação de suas 95 teses protestou contra os erros doutrinários da Igreja Católica, então dominante. No início do século XVI, esse monge alemão, abraçando as idéias dos pré-reformadores, proferiu três sermões contra as indulgências: em 1516 e 1517. E em 31 de outubro de 1517 foram pregadas as 95 Teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg. Esse fato é considerado como o início da Reforma Protestante e as teses condenavam a "avareza e o paganismo" na Igreja, e pediam um debate teológico sobre o que as indulgências significavam. As 95 Teses foram logo traduzidas para o alemão e amplamente copiadas e impressas. Após um mês se haviam espalhado por toda a Europa.
Os 'cinco solas' são conhecidos como os princípios fundamentais da Reforma Protestante: “Solo Cristus”, “Sola Scriptura”, “Sola Gratia”, “Sola Fide”, “Soli Deo Gloria”. O resultado da Reforma Protestante foi a inevitável divisão da Igreja do Ocidente, originando, assim, o Protestantismo.
João Calvino tinha apenas oito anos de idade quando Lutero iniciou a Reforma, mas gradualmente começou a ser visto como a voz do movimento protestante. Sua influência foi tão grande durante a Reforma Protestante que continua até hoje. Portanto, a forma de Protestantismo que ele ensinou e viveu é conhecido por muitos pelo nome Calvinismo.
Lutero, aos 46 anos de idade.
Texto extraido do boletim de outubro da IP Central em Campo Grande.